Cidadão Digital

É uma iniciativa social mantida pela Dell e desenvolvida pela Fundação Pensamento Digital em parceria com OSCs (Organizações da Sociedade Civil). O objetivo do projeto é capacitar adolescentes do Ensino Médio e a comunidade em geral para o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) através de aulas de informática ministradas nas ETIs (Escolas de Tecnologia da Informação). Entendendo o Projeto: 10 ETIs + 7 ETIs 3 Laboratórios Profissionalizantes O projeto é auto-sustentável. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com duração mínima de 90 minutos, durante quatro meses. Sabrina Silveira Coordenadora do projeto Roseli Demartini Orientadora Pedagógica

quinta-feira, 26 de março de 2009

11 maneiras de manter o entusiasmo durante a busca por emprego -

Organização, determinação e auto-estima elevada podem ser o caminho para o seu novo emprego. Acredite! Suas atitudes, postura e comportamento podem fazer com que você aproveite - ou perca – boas oportunidades.

Procurar emprego não é uma tarefa fácil. Essa busca passa a ser o seu trabalho, a sua ocupação. Deixemos claro que um trabalho temporário, mas um trabalho. Um dos mais cansativos e estressantes que existe, mas que também faz parte do jogo.

Apesar disso, é possível e necessário manter-se bem, pessoal e financeiramente, enquanto se está procurando um emprego. Basta conferir as dicas de Antonio Carlos Teixeira da Silva, especialista em criatividade e inovação, de Leila Navarro, conferencista de motivação e empreendedorismo e de Ricardo Estevam, Psicólogo e terapeuta empresarial:

1. Os motivos. Em primeiro lugar, tente descobrir quais foram as causas da sua demissão. É muito importante que você saiba isso para que possa melhorar as suas falhas. Ou então, para certificar-se de que você é um bom profissional e que foi vítima de um corte de custos ou de uma mudança de estratégia em virtude de uma fusão, por exemplo.

2. Conte para a sua família e ouça o que ela tem a dizer. O apoio deles é fundamental para seu sucesso em mais esta empreitada. Sozinho, fica muito mais difícil você atingir seus objetivos.

3. Busque trabalho, não emprego. Infelizmente, a maioria das pessoas procura um emprego (13º salário, FGTS, estabilidade) e não um trabalho. Com isso, encaram o empregador como um pai e não apenas como o patrocinador do desenvolvimento do talento.

4. Planeje. É preciso fazer um planejamento estratégico para a sua semana, para a sua vida, como se você fosse uma empresa. Crie uma planilha, coloque metas e prazos e deixe em local bem visível. Assim, você não perde o foco e mantém seu entusiasmo renovado.

5. Cuide das suas contas. Neste momento, é fundamental ter em mente que todos os gastos supérfluos devem ser cortados. Gaste o mínimo, organizando uma planilha de custos para o seu orçamento doméstico. Não se esqueça de incluir nenhuma despesa mensal: água, luz, telefone, aluguel, impostos, escola, plano de saúde, e também os pequenos gastos diários ou semanais. Ao fechar o mês, revise os seus gastos. Você vai se surpreender com a quantia de dinheiro que pode economizar, sem fazer tanto esforço. Cuidado também com cartão de crédito e o cheque especial. A idéia de comprar para pagar em várias vezes pode ser tentadora, mas resista: a cobrança de juros costuma ser muito alta. Prefira pagar todas as compras à vista, assim você tem a noção exata de quanto está gastando.

6. Desenvolva uma estratégia de marketing para você. O seu trabalho é encontrar um emprego. Para isso é preciso destacar as vantagens do produto, que no caso, é você. Faça sua propaganda como se estivesse defendendo uma marca ou uma empresa.

7. Ative sua rede de contatos. Mesmo. É preciso se mostrar, ligar para as pessoas e se colocar à disposição para entrevistas, almoços e tudo mais que puder gerar bons frutos. Muitas pessoas ficam com vergonha, sentem-se inferiores por estarem desempregadas, abandonam o círculo de amizades e acabam por perder grandes oportunidades de dar uma guinada na vida. Estar desempregado não é demérito nenhum, é apenas uma situação. Circule!!

8. Atualize-se! Não fique parado esperando o tempo passar. Faça cursos. Precisa explicar o motivo?

9. Cuide da sua saúde. Estar desempregado é estressante, por isso procure fazer uma atividade física, manter-se em contato com a natureza e realizar atividades que lhe dêem prazer. Continue com o seu lazer. A mente agradece.

10. Encare cada nova entrevista como se fosse a primeira. O seu momento vai chegar, mas para isso acontecer você precisa ser o primeiro a acreditar e confiar no seu potencial.

11. Treine a entrevista antes. Sabe aquele parente ou amigo que já participou de vários processos seletivos ou mesmo trabalha com RH? Que tal sentar com ele em um local tranqüilo e fazer uma demonstração de como seria a entrevista? Ele pergunta, você responde. Mas lembre-se: seja paciente, humilde e saiba ouvir as críticas.

Lembre-se: a baixa auto-estima piora seu desempenho nos processos seletivos. É preciso acreditar que a gente nunca perde. Sempre haverá trabalho para quem é competente. Boa sorte!


Fonte: http://www.empregos.com.br/ - acesso 26/03/2009

terça-feira, 24 de março de 2009

Curso de Informática

Olá alunos,

Gostaríamos de saber em qual ETI você está fazendo o curso e o que você está achando das aulas?

Aguardo respostas!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Projovem Urbano RS

Quem pode se matricular

  Jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, mas que saibam ler e escrever.

O que oferece

  1. Ensino Fundamental
  2. Cursos profissionalizantes
  3. Aulas de informática
  4. Formação cidadã
  5. Auxílio financeiro

Duração do curso

  18 meses

Período de matrícula

  20 de janeiro a 20 de março

Onde vai acontecer

  Pólo 1: municípios de Campo Bom, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Sapiranga, Taquara,Três Coroas,

  Pólo 2: municípios de Cachoeirinha, Dois irmãos, Estância Velha, Esteio, Montenegro, Portão, Sapucaia do Sul.

Documentos necessários para matrícula

  Carteira de Identidade, comprovante de residência (originais e cópias) e histórico escolar se o candidato possuir.

Estrutura Curricular

  Currículo integrado em três dimensões:

  1. Formação básica: Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Ciências da Natureza.

  2. Qualificação profissional: Formação Técnica Geral e Projeto de Orientação Profissional (POP).

  Opções de profissionalização:

  1. Administração (Arquivador, Almoxarife, Contínuo, Auxiliar Administrativo).
  2. Construção e Reparos II (Eletricista de Instalações(edifícios), Trabalhador de Manutenção de Edificações, Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações e Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

  3. Participação Cidadã - Plano de Ação Comunitária (PLA).


Contato

Telefone: (0xx51) 3288-4738
Endereço: Av. Borges de Medeiros n.º 1501 / CAFF. Térreo - Sala 2
CEP: 90.119.900

E-mail: projovem@seduc.rs.gov.br

Interação mediada por computador

Pessoal, acessem o link abaixo e terão várias informações sobre Interação mediada por computador.

http://alexprimo.com/

quinta-feira, 5 de março de 2009

Sete motivos para um professor criar um blog

  A intenção é trazer para cá algumas das idéias
que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual
(Blog de Nelson Vasconcelos)

Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.

Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.

Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje. 

No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.

Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.

  1- É divertido

  É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários. 

  2- Aproxima professor e alunos

  Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.

  3- Permite refletir sobre suas colocações

  O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.

  4- Liga o professor ao mundo

  Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.

  5- Amplia a aula

  Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.

  6- Permite trocar experiências com colegas

  Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)

  7- Torna o trabalho visível

  Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?

Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!

 

Referências bibliográficas:

DICKINSON, Guy. Weblogs: can they accelerate expertise? Tese de mestrado em Educação da Ultralab, Anglia Polytechnic University, Reino Unido, 2003. Acesso em: 29 jul. 2005.

GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Acesso em: 29 jul. 2005.

KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

LEARNING and Leading with Technology. BlogOn, 2005. vol 32, n. 6.

*****

Betina von Staa é coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e o UnicenP, é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP

Volta às aulas

Dia 16/03 iniciarão as aulas em todas as ETIS.

As inscrições estarão abertas até dia17/03!

Abaixo a relação das ETIS:

ETI 1 - SIMÃO PEDRO
Endereço: Rua Maria do Carmo Garcia, 305
Bairro: Bela Vista – Alvorada/ RS 
Coordenadora: Gislaine Lanzarini 

ETI 2 - PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Razão Social: Mitra Arquidiocese de Porto Alegre - Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Bairro: Piratini – Alvorada/ RS 
Coordenador: Pe. Maikel

ETI 3 - IGREJA BATISTA
Razão Social: Primeira Igreja Batista em Alvorada
Endereço: Rua Tibúrcio Azevedo, 415
Bairro: Agritter Vila Americana – Alvorada/ RS 
Coordenador: Eliane Aguiar Amaral

ETI 4 - ASSOCIAÇÃO VILA INTERSUL
Razão Social: Associação Comunitária da Vila Intersul – ASCOMOVI
Endereço: Rua Andrade Neves, 837
Bairro: Intersul – Alvorada/ RS 
Coordenadora: Gislaine Fortes 

ETI 5 - CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL MILTON SANTOS
Razão Social: Centro de Capacitação Profissional Milton Santos
Endereço: Rua Fátima, 05
Bairro Salomé – Alvorada/ RS 
Coordenadora: Leandro 

ETI 6 - ESPORTE CLUBE CIDADÃO
Razão Social: Associação Cristã de Moços de Porto Alegre – ACM
Endereço: Avenida João Antônio da Silveira (Estrada Geral da Restinga), 4065 – 5ª Unidade – Vila Restinga – Porto Alegre / RS 
Coordenador: Aretuza Goulart Figueiredo

ETI 7 - AMORB
Razão Social: Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Residencial Rubem Berta
Endereço: Rua Wolfram Metzler, 650 – Porto Alegre / RS
Bairro: Rubem Berta – Porto Alegre/ RS 
Coordenador: Lisiane Muller da Silva

ETI 8 – IGREJA BATISTA EM ELDORADO DO SUL
Razão Social: Igreja Batista em Eldorado do Sul
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 465
Bairro: Centro – Eldorado do Sul / RS CEP: 92990-000
Coordenador: Valdir Liposki (51) 9977.9330

ETI 9 – PROCESSO DE SELEÇÃO

ETI 10 – GUARDA MIRIM DE HORTOLÂNDIA
Razão Social: Associação de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia
Endereço: Rua Ernesto Bergamasco, 237 
Bairro: Vila Real – Hortolândia / SP CEP: 13183-080
Presidente: Carlos Roberto P. da Silva (19) 96148970

ETI 11 – GUARDA MIRIM DE SUMARÉ
Razão Social: Instituto de Promoção do Menor de Sumaré
Endereço: Rua Marco Lianchi nº 210 - 
Bairro: Vila Minuzo – Sumaré/ SP CEP: 13171-540
Presidente: José Benjamin Rizzo
Coordenador: Breno Benedito Andrade Freire

ETI 12 - Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho – Unidade Centro de Educação Tecnológica Eloy Chaves – CETEC 
Telefone: (11) 4582 - 4059 (11) 4582 - 8308  
Rd Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, KM 66,5
CEP 13212-240 SP – Jundiaí
E-mail: marylessi@faacg.org.br ou robsonbernardi@faacg.org.br  
Site: www.faacg.org 
Contato: Robson Bernardi ou Mary 

ETI 13 - Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho – Unidade Talita Kum – Oficinas Educacionais 
Telefone: (11) 4587-7556  
Rua João da Silveira Franco 215
CEP 13202-030 SP – Jundiaí
E-mail: marylessi@faacg.org.br ou robsonbernardi@faacg.org.br  
Site: www.faacg.org 
Contato: Robson Bernardi ou Mary 

ETI 14 - Guarda Mirim de Sorocaba 
Telefone: (15) 3227-0842 (15) 3227-5775 
R. Saliba Motta, 260 Vila Rica
CEP: 18013 – 310 SP – Sorocaba
E-mail: guardamirimdesorocaba@yahoo.com.br 
Contato: Regina gmsreginamiguel@superig.com.br

ETI 15 - Paróquia São José em parceria com Universidade Metodista de São Paulo 
Telefone: (11) 4335-1266
Rua São José 08 – Vila São Pedro
CEP 09751-180 - São Bernardo do Campo
E-mail: arizottala@yahoo.com.br
Contato: Padre Ariel 

ETI 16 - Associação Viver em Família Para um Futuro Melhor - Projeto Viver 
Telefone: (11) 3043-5706 (11) 5185-1643 
R. Clementine Brenne, 857 Jardim Colombo 
CEP: 05659 -000 SP - São Paulo
E-mail: projetoviver@projetoviver.org.br
Contato: Aline Ditta aline.ditta@projetoviver.org.br

ETI 17 - Associação Beneficente de Mães Ordem e Progresso 
Telefone: (11) 3925.8420
Av. Deputado Cantídio Sampaio, 4050 - Brasilândia
CEP 02860-000 - SP - São Paulo
E-mail: adelmo_gon@yahoo.com.br
Contato: Adelmo Gonçalves (9841-3708)


ETI 18 - ACM – Unidade Centro de Desenvolvimento Comunitário Enturmando Vila Ré 
Telefone: (11) 2684-3601  
Rua Santo Henrique, 50 Vila Ré
CEP: 03664-010 SP - São Paulo
E-mail: cdcvilare@acmsaopaulo.org
Site: www.acmsaopaulo.org 
Contato: Ângela Cristina da Silva

LABORATÓRIO DE MANUTENÇÃO


LAB 3 –LABORATÓRIO PROFISSIONALIZANTE
Razão Social: Vida Centro Humanístico
Abertura: março/2007
Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia 2132
Bairro: – Porto Alegre/ RS CEP: 90150-000
Coordenador: Janete Hartmann
Educador: Gislaine Forte