Cidadão Digital

É uma iniciativa social mantida pela Dell e desenvolvida pela Fundação Pensamento Digital em parceria com OSCs (Organizações da Sociedade Civil). O objetivo do projeto é capacitar adolescentes do Ensino Médio e a comunidade em geral para o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) através de aulas de informática ministradas nas ETIs (Escolas de Tecnologia da Informação). Entendendo o Projeto: 10 ETIs + 7 ETIs 3 Laboratórios Profissionalizantes O projeto é auto-sustentável. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com duração mínima de 90 minutos, durante quatro meses. Sabrina Silveira Coordenadora do projeto Roseli Demartini Orientadora Pedagógica

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Recados

Aproveitem, este espaço para deixar seu recado aos colegas do curso Cidadão Digital.

Roseli.
Orientadora Pedagógica



quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Conhecendo o Adote um Aluno


O objetivo do Adote um Aluno é atender os estudantes sem condições de pagar a mensalidade do curso. Os colaboradores da Dell participam custeando as mensalidades – uma espécie de bolsa de estudos –, mas, também, têm a oportunidade de interagir com os jovens em e-mails e no ambiente de aprendizagem à distância, ou, ainda, presencialmente, através do curso Introdução ao Mundo dos Negócios, do Encontro de Padrinhos e nas formaturas. Troca de experiência é a base do programa Adote um Aluno. A interação entre os jovens atendidos pelo Cidadão Digital e os padrinhos e madrinhas proporciona horizontes e perspectivas para os alunos e muita emoção para aqueles que se dipõem a participar do projeto como padrinhos. Em média 40% dos alunos são beneficiados com o Adote um Aluno. Hoje, 469 colaboradores da Dell participam do programa, beneficiando 548 alunos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Não Espere....

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Blogs dos Alunos



Olá queridos alunos do Cidadão Digital,

Neste Blog disponibilizei um espaço para colocar o endereço dos Blogs criados por vocês.
Respondam está mensagem deixando:
Seu nome:
Sua ETI:
Nome do Educador:
Link do Blog

Abraços a todos.


Roseli Demartini
Orientadora Pedagógica

Os Labs


Os Laboratórios de Manutenção e Configuração de Computadores são montados dentro de OSCs. Os laboratórios são a segunda fase do Projeto Cidadão Digital. Após a formação nas ETIs, os alunos podem optar por este curso profissionalizante.
Locais onde estão localizados os LABs:
Centro Profissional Milton Santos – Alvorada
Sociedade Espírita Simão Pedro – Alvorada
Centro Vida – Porto Alegre

ETIs




Adicionar imagem
•As Escolas de Tecnologia da Informação são laboratórios de informática comunitários, criados em parceria com as OSCs.
•Os equipamentos são doados pela Dell. Cada escola é composta por:
11 CPUs Dell
11 monitores Dell
2 Webcam
•O espaço físico do laboratório, reformas civis e quaisquer outros materiais ou serviços de infra-estrutura necessários para colocar o laboratório em condições de operação (cabeamento, instalações elétricas e de telefonia, mobiliário) são de inteira responsabilidade das OSCs.
Sustentabilidade e resultados

As ETIs são auto-sustentáveis, podendo cobrar uma mensalidade de R$ 15,00 por estudante. Esse recurso é direcionado para a manutenção dos laboratórios. Os alunos sem condições de pagar essa mensalidade não necessariamente ficam impossibilitados de participar do projeto. Eles podem ser beneficiados pelo Adote um Aluno. Em média, 40% dos alunos do Projeto Cidadão Digital são atendidos por este programa. O Cidadão Digital formou 5.460 mil alunos e 90 educadores em seis anos. O grande mérito do projeto está em desenvolver a auto-estima, a autonomia e a inserção no mercado.

Cidadão Digital

Iniciativa: Dell Brasil
Realização: Fundação Pensamento Digital
Objetivo - Promover formação em informática e orientação profissional para jovens e adolescentes de forma a colaborar para o desenvolvimento social sustentável das comunidades.
Como? - Através de Escolas de Tecnologia da Informação e Laboratórios Profissionalizantes criados em parcerias com OSCs (Organizações da Sociedade Civil).
Público-alvo - Prioritariamente alunos do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas públicas estaduais e municipais